Eduardo Tondo
Doutor

Biólogo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente (UFRGS) e Doutor em Ciências (UFRGS, Tese em Microbiologia de Alimentos e APPCC, 2000). É Professor de Microbiologia de Alimentos e Controle de Qualidade em Indústrias de Alimentos do Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos/UFRGS, onde atualmente é Vice-Diretor e foi Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA). É líder do Grupo de pesquisa Microbiologia de Alimentos no CNPq, Professor e Orientador de Pós-Graduação em nível de Mestrado e Doutorado, em dois Programas de Pós-Graduação. É revisor de periódicos científicos e tem mais de 30 publicações nacionais e internacionais. Tem atuado fortemente como consultor de orgãos de fiscalização de alimentos e como consultor em dezenas de indústrias de alimentos, vinculando produção científica e resolução de problemas na produção de alimentos. É especialista do Bureau Veritas Certification em indústrias de alimentos e serviços de alimentação. Já orientou mais de duas dezenas d e implementações do sistema Hazard Analysis and Critical Control Points (HACCP) em indústrias de alimentos e serviços de alimentação. Tem inserção nacional e internacional em projetos de pesquisa e assessorias em empresas de alimentos.


Letícia Sopeña Casarin
Doutora em Microbiologia de Alimentos

Possui graduação em Química de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (2001), Mestrado em Microbiologia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), tendo publicado artigos científicos em revistas nacionais e internacionais. Doutoranda em Microbiologia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Análises e Controle de Qualidade de Alimentos, atuando principalmente nos temas BPF, APPCC e microbiologia de alimentos. Trabalhou como pesquisadora no Laboratório de Microbiologia e Higiene de Alimentos da University of Applied Science em Muenster/Alemanha (2008). Consultora do Programa Alimentos Seguros (SENAI). Nos últimos anos tem atuado como consultora em dezenas de indústrias de alimentos e serviços de alimentação na implementação de sistemas de qualidade (BPF e APPCC) e treinamentos. É consultora homologada pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul para realização de capacitações em BP para responsáveis pela manipulação de alimentos em serviços de alimentação.


Sabrina Bartz
Doutora

Nutricionista graduada pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura (IMEC), Pós-Graduação em Tecnologia e Alimentos (IMEC), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2008 - dissertação em Microbiologia de Alimentos), Pelo Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos – ICTA/UFRGS. Professora do curso de pós-graduação à distância de Gestão em Segurança de Alimentos (SENAC/EAD), consultora, multiplicadora e auditora do SENAI/RS para Boas Práticas de Fabricação (BPF e BP) e Sistema de Análise de perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) em indústrias de alimentos, embalagens de alimentos e serviços de alimentação. Já orientou a implementação de BPF ou BP em mais de 50 estabelecimentos e aprovou mais de 30 planos APPCC em diferentes empresas de alimentos. É consultora homologada pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul para realização de capacitações em BP para responsáveis pela manipulação de alimentos em serviços de alimentação.


Susana de Oliveira Elias
Mestre em Microbiologia de Alimentos

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com habilitação em Análises Bromatológicas (estágio curricular realizado no LACEN Porto Alegre) e Biologia Molecular (Centro de Biotecnologia/UFRGS), é mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação do prof. Eduardo César Tondo. Atualmente, é doutoranda do mesmo programa de pós-graduação e continua sua pesquisa na área de controle e microbiologia de alimentos.